Notícias

Farmácia Central em novo endereço

publicado em 7 de dezembro de 2017 - Por Shel Almeida

Ampliação do espaço busca melhor atendimento ao cliente

Reconhecida como um dos mais tradicionais pontos comerciais de Bragança, em junho de 2018 a Farmácia Central completa 90 anos de atividade. Estabelecer essa data inicial só foi possível a partir da ata de uma reunião entre os donos de farmácias da época, na qual está registrada a escala de abertura dos estabelecimentos aos finais de semana, costume que durou até cerca de duas ou três décadas atrás. Com o passar do tempo, o comércio, de forma geral, foi adaptando-se às mudanças sociais para melhor atender os clientes.

E, novamente, a Farmácia Central vai ao encontro dessas mudanças ao ampliar e trocar seu espaço físico. “A ampliação está ligada à evolução da farmácia. O próprio espaço físico já não era suficiente, uma vez que a variedade de produtos ofertados aumentou; a isso, soma-se a dificuldade de adaptar o prédio atual às leis de acessibilidade”.

“Com a mudança de endereço, pretendemos ampliar ainda mais o atendimento a partir da atenção farmacêutica”, explica Pablo Oliveira Almeida, quarta geração à frente da Farmácia Central. A mudança de endereço é pequena: a Farmácia Central sai do nº 580 da Rua Cel. João Leme e vai para o nº 604 (antiga agencia bancária). Sai da esquina e vai para um espaço quase vizinho, que além de maior, também irá oferecer dois locais de estacionamento. O primeiro fica bem em frente à nova loja e possui 3 vagas; o segundo tem entrada pela rua lateral, a Dr. Antônio da Cruz, com disponibilidade de 15 vagas. “Dessa forma, oferecemos mais conforto e praticidade para nossos clientes”, explica Pablo.

Luzia com o filho Pablo Oliveira Almeida, quarta geração à frente da Farmácia Central

 

Tradicional e moderna

Mesmo sendo uma das farmácias mais tradicionais da cidade, não apenas pelo tempo de atividade, mas também pela qualidade do atendimento humanizado que sempre ofereceu, a Farmácia Central nunca deixou de se modernizar. Há 42 anos, quando iniciou sua carreira na Farmácia Central juntamente com seu marido Ernesto Porto de Almeida (Neto), Luzia teve a sorte de contar com uma dupla “de peso”, formada por Octavio Serralvo e Joel Ferraz de Almeida. Junto com ela, passaram também a integrar a equipe Marta Cristina Preto de Godoy e Álvaro Porto (Tio Vico).

Após o falecimento de seu marido Neto, há 33 anos, Luzia de Oliveira Almeida tomou a frente da administração da empresa, com apoio dessa forte e experiente equipe. Nesse momento, a contribuição generosa de João Baptista Ferraz de Almeida foi essencial.

Mesmo não tendo nascido em Bragança, o carinho que o município tem por ela a fez receber da Câmara dos Vereadores o título de cidadã bragantina. “Sou mineira de nascimento, mas bragantina de coração”.

Luzia é tão conhecida que, para ela, andar pelas ruas do centro do cidade e passar despercebida é tarefa quase impossível. Sempre alguém a aborda carinhosamente para recordar histórias vividas. “Eu furei orelhas de criancinhas que hoje vêm e trazem as filhas para que eu fure suas orelhas também. Já sou avó de farmácia. Para mim, isso é essencial, é minha vida. Eu não sou vendedora de remédios, eu gosto de atender as pessoas, de orientar. O que sempre falo para minha equipe é que o nosso lucro é a consequência de um bom trabalho, o que inclui orientação e conscientização do uso racional do medicamento. Estamos sempre em busca da saúde e do bem estar de quem nos procura”.

Cecília Fanucci Almeida, nora de Luzia e também à frente da administração da empresa ao lado do marido Pablo, Luzia e Ricardo Vasconcelos de Pietro responsável pelo Laboratório de Manipulação da Farmácia Central

 

Equipe e serviço especializados

Outra prioridade que Luzia sempre fez questão de manter refere-se à qualificação da equipe que a acompanha. “Assim como priorizamos o cliente, para que saia da Farmácia Central melhor do que entrou, temos a mesma atenção com nossos funcionários. Temos seis farmacêuticos, a maioria deles com pós-graduação. Todos os funcionários recebem capacitação constante, estamos sempre atentos ao aperfeiçoamento da atenção farmacêutica”, fala.

Prova disso são os diversos serviços oferecidos pelo estabelecimento. Além da preocupação de trabalhar com as melhores marcas, a farmácia ainda preza pelo respeito à prescrição médica. Em 2003, o Laboratório de Manipulação da Farmácia Central, liderado pelo farmacêutico Ricardo Vasconcelos de Pietro, foi certificado pelo Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001. “Uma vez que esse sistema é implantado, a auditoria acontece periodicamente. Todos os anos passamos por essa avaliação e temos tido sucesso em todas as renovações”, conta Cecília Fanucci Almeida, nora de Luzia e também à frente da administração da empresa.

“O nosso serviço de manipulação existe desde o início da farmácia, sempre esteve presente em nosso estabelecimento, embora tenha ficado mais conhecido a partir do reconhecimento do ISO 9001”, explica Pablo.

Outro serviço mais recente oferecido pela Farmácia Central e que vem se popularizando entre os clientes é o de manipulação veterinária. “Isso foi algo que me deu uma grande satisfação. Passamos por uma inspeção realizada por uma equipe do Ministério da Agricultura e fomos muito bem avaliados”, completou Luzia.

Luzia ressalta a preocupação que tem em relação aos injetáveis, dando o suporte necessário aos médicos e seus pacientes. “Temos uma equipe capacitada para aplicar injetáveis, com a devida atenção às crianças e aos idosos. Esse é um diferencial.”

Desde 2012, além da Farmácia Central, Luzia, Ricardo, Pablo e Cecília também estão à frente do laboratório de cosméticos Axigram, que produz a marca de protetores solares Solst. O produto, que nasceu no laboratório de manipulação da Farmácia Central, começou a ser comercializado em 2014, após estudos, testes e a devida aprovação pela Anvisa. Desde lá, procuram sempre lançar novos produtos. Além de poder ser adquirida na própria Farmácia Central, a linha Solst também é distribuída em outras cidades.

Equipe qualificada sempre pronta para prestar um excelente atendimento

“Eu não sou vendedora de remédios, eu gosto de atender as pessoas, de orientar, estamos sempre em busca da saúde e do bem estar de quem nos procura”. Luzia

 

Inauguração do novo endereço

A reforma do novo espaço da Farmácia Central já vem acontecendo há algum tempo. Quem passa em frente, já notou a faixa informando sobre as novas instalações do estabelecimento. A inauguração acontece na próxima segunda, dia 11 de dezembro, a partir das 8h. Mesmo com a mudança prestes a acontecer, o serviço não será pausado. Continua normalmente até amanhã, dia 9, no endereço mais conhecido.

 

A equipe terá apenas o domingo para realizar a mudança definitiva. Tudo para não deixar de oferecer o tão conhecido bom atendimentos aos clientes.

 

HOME

http://axigram.com/

http://farmaciacentralbp.com.br/